caso não visualize o boletim, clique aqui

Editorial

A Recriar Família e Adoção acaba de completar seus 14 anos de funcionamento. A adolescência é uma das etapas mais lindas da existência humana, quando ela é valorizada e compreendida dentro dos limites normais e naturais da vida. Esta etapa para nossa equipe tem uma significância enorme porque, com a parceria da Prefeitura de Curitiba, temos a oportunidade de voltar nossas ações para os adolescentes das Repúblicas, entre 14 e 19 anos. É mais um sonho que se tornou realidade, com o Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária – Um Lugar Amigo, desenvolvendo ações com muito AMOR e preparo técnico da equipe, auxiliando a construção da autonomia dos adolescentes, em seu projeto de vida para a saída do acolhimento institucional. Com isso, nossa associação também deu mais um passo para sua sustentabilidade. É um esforço coletivo para que os jovens construam seu futuro de uma forma plena e saudável, com muito sucesso e realização pessoal.
Eliana Arantes Bueno Salcedo

 


Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária
– Um lugar amigo

Duas vezes por semana, um jovem rapaz de 18 anos (sua identidade será preservada) caminha alguns quilômetros para frequentar o Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária – Um Lugar Amigo. Ali, ele tem o apoio de uma equipe que auxilia jovens de 14 a 19 anos na preparação para a vida adulta.

O rapaz citado, durante boa parte de sua vida, morou em casas-lar ou república. Para ele, frequentar o Centro de Apoio tem o ajudado bastante. “No começo eu não gostava, mas acabei me acostumando. Mais do que isso, hoje, depois de tudo o que passei na minha vida, percebo o quanto é importante a ajuda que vocês me dão”, diz o jovem para a equipe do Centro de Apoio.

Como funciona o Centro de Apoio:

O projeto “Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária - Um Lugar Amigo”, foi criado pela Recriar, em parceria coma Fundação de Ação Social – FAS, para atender aos anseios de adolescentes que se encontram em sistema de acolhimento, em Curitiba. Os adolescentes participam de ações grupais e individualizadas como oficinas, debates e dinâmicas na sede da Recriar, recebendo acompanhamento psicossocial para suas escolhas. Atualmente 31 adolescentes e jovens participam do projeto.

> Saiba mais

- A Assistente Social Vera Lucia Barletta e a Psicóloga Regiane de Souza Ferreira, responsáveis pelo Centro, em atendimento psicossocial com adolescentes.
- No projeto, as atividades lúdicas auxiliam no desenvolvimento dos jovens.




Inauguração da sede da Recriar

Em 24 de setembro de 2010 aconteceu a inauguração oficial da sede da Recriar. Neste dia aconteceu um “Café com Prosa”, reunindo parceiros, como o presidente da Fundação de Ação Social – FAS, Leandro Nunes Meller, também da FAS a Diretora de Proteção Social Especial Cláudia Regina Bronner Foltran, a juíza da 2ª Vara da Infância e Adolescência de Curitiba, Doutora Maria Lúcia de Paula Espíndola, além de empresários, diretores de Casas-Lar, parceiros, amigos, equipe e seus familiares.

“Inaugurar este espaço significa muito para nós. Significa a nossa sustentabilidade. Foram muitos anos de luta, sempre buscando espaços para criar um centro de apoio e, finalmente, temos nossa sede própria. Para mim, estar com a minha família neste dia foi muito importante”. Eliana Salcedo,  presidente da Recriar

“Nossa família sempre procurou apoiar minha mãe e sua proposta para a Recriar, mas eu sempre critiquei a falta de apoio de governo e do setor privado. Vejo que essa questão da adoção deveria ter mais recursos, e a inauguração de uma sede própria é com certeza uma conquista. É o início de um novo tempo para a ONG”, Ricardo Bueno Salcedo, 32, empresário e filho de Eliana Salcedo (diretora da Recriar)

“Conheço a Recriar desde 2003 e sempre vi a luta da Eliana e da equipe em improvisar espaços para conseguir realizar as reuniões de esclarecimentos sobre adoção. É fantástico agora ter um porto seguro para a ONG. É uma conquista que dá mais corpo para seguir com o trabalho, que conheço há anos e a quem sou muito grata.” Mahra Oyama, empresária e mãe adotiva de dois meninos.


Aconteceu na Recriar

Recriar foi selecionada no Prêmio Fani Lerner

A Recriar participou com o projeto de Apadrinhamento Afetivo na 1ª Edição do Premio Fani Lerner. A iniciativa é voltada para Instituições que trabalham com a melhoria da qualidade de vida, contribuindo na promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças de zero à doze anos. A intenção é criar um banco de projetos que poderá servir de exemplo para todo o Brasil. No dia 11 de novembro a Recriar recebeu uma Certificação Social por ter sido selecionada entre as 25 melhores iniciativas do Paraná.


Visitas para conhecer nossos projetos

A Recriar – Família e Adoção é uma instituição-referência na área da promoção da adoção. No último trimestre recebemos algumas visitas com a finalidade de conhecer nossos projetos. Acompanhe:

No mês de agosto estiveram na sede da Recriar as Técnicas Suzy Regina Farias do CREAS de Pinhais - PR e de Eliete Darienso – Coordenadora da Casa de Passagem de Pinhais.
   
Em setembro, recebemos a visita do Sr. Edgar Menegatti, de Palmas-PR, e também da Equipe Técnica de Piraquara-PR Regina Almeida, Célia R. Almeida e Izabel Cristina A. Pedroza.


Artigo

Por que será que as crianças gostam tanto de brincar? E por que esta atividade é tão fascinante e necessária na infância? > Veja aqui artigo de Norma Trinkel França sobre este assunto

 


Nossa Mensagem de Natal

“Com o Natal nasce no coração uma esperança. É a vida que ressurge na força dos sonhos e, com eles, a existência se reveste de cores outra vez! Felizes e abençoadas são as pessoas que desejam colorir a vida de nossas crianças e adolescentes o ano todo. A você que fez esta escolha agradecemos e desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”.

Equipe Recriar Família e Adoção

 

 

Venha participar:

Oficinas de Esclarecimento do projeto de Apadrinhamento Afetivo*:  

26/02/11 às 09h em nossa sede;

26/03/11 às 09h em nossa sede.

*Apadrinhamento Afetivo é um projeto que oferece a oportunidade de crianças que estão no sistema de acolhimento a criarem novos vínculos afetivos. Saiba mais.


"Rodas de conversa sobre Adoção":

12/02/11 às 10h em nossa sede

19/03/11 às 10h em nossa sede.






Aviso

Estaremos em recesso de 18/12/10 à 09/01/11.

Acompanhe nossa agenda pelo site www.projetorecriar.org.br







Contribua por meio do Imposto de Renda

Você, empresário ou mesmo pessoa física, pode contribuir para que continuemos com nosso programa de Apadrinhamento Afetivo. Para que possamos dar continuidade com o Apadrinhamento Afetivo precisamos da ajuda de vocês. Sabem aquele Imposto de Renda que todos nós somos obrigados a declarar e pagar? Pois é, muitas pessoas não sabem que se pode direcionar esse imposto devido de forma legal e transparente para um projeto social!
Então segue um passo a passo de como  contribuir pelo seu imposto de renda.

Acesse a página da Prefeitura de Curitiba – FAS
Programa: Criança quer Futuro. Não quer esmola

Site Criança Quer Futuro - http://criancaquerfuturo.
curitiba.pr.gov.br/


1) Entrar no simulador de Impostode Renda e colocar os valores pedidos (ao lado esquerdo da página);

2) Do valor resultante do Imposto Devido, calcular 6% para pessoa física ou 1% para pessoa jurídica. Será este valor que você poderá contribuir para o nosso projeto. Caso você queira doar um valor maior que este também é possível. Posteriormente, você receberá da Prefeitura, via correio, um recibo com o valor da doação e a sua destinação.

3) Voltar na página anterior e entrar no “Clique aqui para doar”;

4) Preencher o formulário e no item Receptor clicar em Entidade e buscar o PROJETO RECRIAR: FAMÍLIA E ADOÇÃO – Apadrinhamento Afetivo;

5) Preencher o restante do formulário e gerar a guia (verificar se o seu computador tem bloqueador, caso tenha, entrar em ferramentas e desbloquear o link);

6) Fazer o pagamento da guia no banco.

Obs: Todos os valores destinados ao Projeto seguem uma planilha financeira já pré-estabelecida que tem supervisão, acompanhamento e prestação de contas junto aos órgãos jurídicos da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

 

Nosso endereço para contato é:
Rua Carneiro Lobo, 35 - Água Verde, Curitiba - PR, CEP: 80240-240
Telefone: (41) 3264 4412.
E-mail:: recriar@onda.com.br
www.projetorecriar.org.br

São parceiros da Recriar:


Layout desenvolvido por